1Porém decidi isto mesmo comigo, de não mais vir até vós com tristeza.
2Porque se eu vos entristecer, então quem será o que me alegrará, senão aquele que por mim foi entristecido?
3E isto mesmo vos escrevi, para que quando vier, não tenha tristeza dos que deveriam me alegrar, confiando de vós todos, que minha alegria é a alegria de todos vós.
4Porque em muita aflição e angústia de coração eu vos escrevi com muitas lágrimas, não para que vos entristecêsseis, mas para que entendêsseis o amor que tenho em abundância para convosco.
5Porém se alguém me entristeceu, não entristeceu a mim somente , mas em parte (para que não se exagere) a todos.
6Basta ao tal esta repreensão feita pela maioria.
7De maneira que, ao invés disso, deveis lhe perdoar e consolar, para que ele não seja consumido pela excessiva tristeza.
8Por isso vos peço que confirmeis o amor para com ele.
9Pois também para isso eu escrevi, para vos conhecer por meio de prova se vós sois obedientes em tudo.
10E ao que perdoardes alguma coisa, também eu lhe perdoo ; pois a quem eu tenho perdoado, se também eu perdoei, por causa de vós o fiz na presença de Cristo; para que Satanás não tire proveito de nós.
11Porque não ignoramos seus pensamentos.
12Além disso, quando vim a Troas para pregar o Evangelho de Cristo, e abrindo-se porta para mim no Senhor, não tive repouso em meu espírito, por não achar a meu irmão Tito.
13Porém, despedindo-me deles, eu parti para a Macedônia.
14E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por nós em todo lugar manifesta o cheiro de seu conhecimento.
15Porque para Deus somos o bom cheiro de Cristo, nos que se salvam, e nos que se perdem.
16Para estes certamente cheiro de morte, para a morte; mas para aqueles cheiro de vida, para a vida. E quem é idôneo para estas coisas?
17Porque nós não somos como muitos, que tentam vender a palavra de Deus; mas nós a falamos em Cristo, diante de Deus, com sinceridade, como enviados de Deus.